Empresa
 
 
Irineu Imóveis

A história da Irineu Imóveis começou dentro de um fusca. Em 1974, Irineu Machado, aos 16 anos, convenceu os pais a trocar o trabalho no plantio de fumo, arroz e feijão, em Vidal Ramos, por novas oportunidades em Joinville. Ao chegar na cidade, trabalhou como frentista e como vendedor autônomo na Imobiliária Coluna.

A primeira venda, de uma casa, foi feita enquanto distribuía panfletos em um supermercado.
 
A partir deste momento, o talento para o ramo imobiliário só cresceu. Irineu estacionou o fusquinha bege perto do terminal, distribuía panfletos, colocava placa, letreiro nos vidros e oferecia lotes para o pessoal que circulava na região.

Durante quatro anos, levando os clientes de carro para conhecer os imóveis, possibilitou que muitas famílias adquirissem a casa própria nos mais diversos bairros de Joinville: Aventureiro, Espinheiros, Boehmwaldt, Vila Nova entre outros.
Próprio negócio

Depois de alugar uma sala no edifício Rudenas, em 1983, Irineu começa a montar o próprio negócio. Em 1985 cria a empresa Irineu Machado. Em parceria com a Ellos Imóveis, a Irineu Machado vendeu o loteamento Recanto Iririú. O primeiro loteamento com a marca Irineu foi o Pianezer, localizado no bairro Aventureiro. No ano seguinte, começa a formar a equipe de trabalho.

Também em 1986, a empresa amplia os negócios, ao adquirir o loteamento Jardim Bandeirantes e a Imobiliária Bandeirantes, em sociedade com Vilson Florêncio e Heitor da Costa. A Bandeirantes torna-se então a segunda empresa do Grupo Irineu Imóveis que, em cinco anos, adquiriu 14 loteamentos e quase 4 mil lotes em Joinville e Barra do Sul. O Jardim Edilene, no bairro Paranaguamirim, com 1.232 lotes, foi um dos principais empreendimentos da imobiliária.

Bons negócios

As boas condições financeiras dos anos 90 favoreceram o potencial de trabalho da equipe do Grupo Irineu Imóveis. De 1991 a 2000 a empresa adquire mais 13 loteamentos. Em 1997, é criada a terceira empresa do Grupo Irineu Imóveis, a Irineu Imóveis Ltda.

Novos ramos


Além do ramo imobiliário, o Grupo Irineu Imóveis investiu no setor de hotelaria e turismo. Construiu o Hotel Bandeirantes da Barra, no Balneário Barra do Sul, inaugurado em 2001, que tem contribuído para o desenvolvimento do turismo de Barra do Sul.

O esporte é outro investimento do grupo, que é patrocinador do Joinville Esporte Clube (JEC). O grupo também investiu na Sociedade Esportiva Irineu, com o qual foi vice-campeão da Copa Juniores, em 1999, na Itália. O título, inédito para um clube brasileiro, animou o Grupo Irineu Imóveis, que atualmente mantém o patrocínio para a escolinha de futebol.

Total expansão

Em 22 anos no mercado imobiliário, o Grupo Irineu Imóveis tem 33 loteamentos adquiridos em Joinville, Barra do Sul, Barra Velha e São Francisco do Sul (próprios e em parceria com terceiros), totalizando cerca de 8 mil lotes e uma cartela de pagamento em torno de 2.500 lotes.

Localizada no centro de Joinville, perto de onde começou a história, a Irineu Imóveis atua com uma equipe de 20 funcionários, entre corretores e setor administrativo. O investimento em educação e capacitação é uma das metas do grupo, que também tem como projeção de crescimento a venda de mil lotes por ano.